FOTÓGRAFO VIAJA O MUNDO RETRATANDO MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA


O Projeto "Unsun Heroes" nasceu de uma parceria com a Organização Médicos Sem Fronteiras


FOTO| DIVULGAÇÃO/ DENIS ROUVRE

Em meio à pandemia, o renomado fotógrafo Denis Rouvre lançou o projeto fotográfico "Unsung Heroes" (Heroínas desconhecidas) que revela retratos de mulheres vítimas de violência.

Ao longo de oito meses, o fotógrafo percorreu nove países ao redor do mundo, e mais de 100 mulheres participaram dos ensaios.

"Mais de cem confiaram em mim, me aceitaram atrás do microfone, atrás das lentes. Apesar da barreira do idioma, códigos culturais e dificuldades pessoais, essas mulheres contaram suas histórias. Elas quebraram o silêncio com coragem, sinceridade. Com lágrimas também, uma emoção de partir o coração. Todos eles posados ​​sem verniz, conscienciosamente, preparadas e acompanhadas pela ONG. Não voltamos intactos dessas reuniões. A realidade, frontal e sensível, vai muito além da ideia que tinha", diz Denis Rouvre.


Os primeiros retratos foram tirados na Bulgária, em uma comunidade de mulheres ciganas que estavam condenadas a se casarem e dar à luz na adolescência em um recinto imundo de um gueto, em condições de total pobreza e violência. Em um segundo momento, Denis fotografou as mulheres refugiadas e as marcas da violência moral vivida por sírias e palestinas desenraizadas. Já na América Latina, o fotógrafo confrontou a realidade da violência sexual, exercida sobre mulheres no Congo e na Colômbia. Para ele, violência doméstica, estupros coletivos, a barbárie, ocorre também nas capitais européias, onde as mulheres são abusadas, exploradas e acuadas, enfrentando, muitas vezes, a rejeição e o ódio.


"Por trinta anos, fotografei muitas mulheres em representação. Elas esperavam de mim uma imagem controlada e suave. Aqui, com as heroínas anônimas que encontrei, são as sombras vindo para a luz. Hematomas e rachaduras na superfície da pele, na cavidade dos olhos. Expressam-se as vozes, as palavras, o timbre autêntico da experiência íntima da violência. Para dizer o sofrimento particular vivido pelas mulheres. Para dizer também a força de ser mulher. A capacidade de se levantar e lutar, novamente."


O projeto nasceu de uma parceria com a Organização não governamental, Médicos Sem Fronteiras, após médicos e o próprio fotógrafo testemunharem a violência imposta às mulheres.


"Eu mergulhei nesse universo com entusiasmo. Sem saber para onde me levaria, sem medir a magnitude do que, ao final da viagem, alimentaria o documento que hoje são as Heroínas Desconhecidas.


Para conhecer as histórias das preciosas "heroínas", acesse o site oficial do fotógrafo Denis Rouvre.

CONFIRA O PROJETO FOTOGRÁFICO HEROÍNAS DESCONHECIDAS






Posts recentes

Ver tudo
VOLUNTÁRIOS (4).png

PROJETO    PRECIOSA   

Primeiro   Portal   de  Notícias   especializado    em     violência     de   gênero  religiosa  e   assistência    para   vítimas    do    Brasil 

Todos os direitos reservados | © 2020  por  Projeto Preciosa. 

ORIENTAÇÃO   ESPIRITUAL,  JURÍDICA   &   PSICOLÓGICA 

ABENÇOE  O  PROJETO  PRECIOSA

115812777_1400609653660793_7495828153826

ENTRE  EM  CONTATO,  QUEREMOS   ACOLHER   O  SEU   CLAMOR

CONTE  SUA  HISTÓRIA!